De acordo com estudo da BASF, o branco é a cor líder no mercado automotivo global
Por meio do Relatório de Cores para Tintas Automotivas OEM (
BASF Color Report for Automotive OEM Coatings), a divisão de Tintas da BASF apresentou sua análise global sobre a distribuição de cores no mercado automotivo de 2017.
O
branco mantém a liderança global, em todos os segmentos, com uma participação de mercado de quase 40%, juntamente com o
preto,
cinza e
prata, cores acromáticas, que continuam figurando como as mais importantes.
Quando se trata de cores cromáticas, a participação do
azul e
vermelho é quase igual, seguida do
marrom.
A visão geral dos segmentos de automóveis mostra que: quanto menor o carro, mais viva é a cor.
Os SUVs, com um maior número de modelos e aumento de vendas, influenciam significativamente os indicadores de popularidade. O branco e o preto ainda são cores dominantes neste segmento, mas o vermelho, azul e principalmente o marrom estão se destacando cada vez mais, refletindo o crescimento esperado e a diversificação da gama de modelos destes veículos robustos.
Tons de cinza e azul intensificam a presença nas estradas europeias
Os números do Relatório Europeu de Cores 2017 (
European Color Report 2017), revelam que as cores acromáticas ainda são as mais populares. Aproximadamente, 78% de todos os carros foram pintados nas cores branca, preta, cinza ou prata no ano passado, caracterizando uma tendência contínua.
Dentre as cores acromáticas, a participação do cinza aumentou para 19%, atingindo a mesma popularidade que o preto. A crescente participação do cinza é resultado da crescente diversidade de tons. Com mais de 100 variações, o cinza fica atrás apenas do azul em termos de número de tons.
“O cinza, com suas associações com o concreto e vidro, representa a cor mais urbana, aumentando sua presença nos últimos anos. Devido à sua pluralidade, com tons variando de cinza claro a antracite escuro, a cor conquistou uma sólida posição no mercado”, comentou Mark Gutjahr, diretor de Design de Cores Automotivas da região EMEA da divisão de Tintas da BASF.
Com relação às cores cromáticas, o azul continua forte. A participação global dos 10% manteve-se estável, mas a participação do azul na paleta cromática aumentou de forma considerável: praticamente todos os segundos carros cromáticos produzidos na Europa, em 2017, eram azuis - uma tendência prevista pelos designers de cores da divisão de Tintas da BASF e refletida nos vários tons azuis das últimas coleções de tendências de cores. Com quase 130 variações diferentes, o azul também permaneceu na liderança no que diz respeito à diversidade de cores.
Veículos com cores acromáticas e efeitos especiais dominam a América do Norte
O Relatório Norte Americano de Cores 2017 (
North American Color Report 2017), aponta que as novas tecnologias de pigmento aumentam a demanda por efeitos especiais que cintilem e brilhem, resultando em uma maior variedade dentro dos segmentos de cores - especialmente com as cores acromáticas como branco, preto e prata/cinza, que são as cores mais populares para veículos na América do Norte.
Mesmo no crescente segmento de veículos elétricos, as cores acromáticas ainda são as preferidas - embora o cinza/prata pareçam ser mais populares do que o branco ou o preto nesta fase inicial do desenvolvimento de veículos elétricos.
A estética da cor está sendo cada vez mais considerada, junto com a funcionalidade, sendo que a capacidade de ser detectada pelos sensores tem uma relevância antes nunca vista e a BASF continuará monitorando tais evoluções.
“Nossa pesquisa de tendências mostra a importância contínua do espaço de cores acromáticas, dominado pelo branco, preto e cinza. É fundamental inovar nessas áreas, então buscamos maneiras exclusivas de encontrar cores que captem a essência da marca do cliente ajudando a definir a forma do carro”, disse Paul Czornij, head de design do Color Design Excellence Group BASF América do Norte.
O azul e o vermelho são as principais cores cromáticas da América do Norte. O espaço da cor azul também é muito versátil, podendo alcançar uma grande diversidade de tons, variando em luminosidade, saturação e mudanças sutis de tonalidades. Outras cores, como o laranja, estão aparecendo na análise. Essas cores oferecem mais opções para que os consumidores conectem às suas preferências particulares.
Vermelhos brilhantes e cores requintadas que expressam individualidade continuam ganhando popularidade nos mercados da Ásia-Pacífico
O mercado de tintas automotivas na região da Ásia-Pacífico está sendo direcionado pela crescente população de veículos e pela diversidade das diferentes condições regionais, que também se reflete no Relatório de Cores da Ásia-Pacífico 2017.
Com uma distribuição global de 49%, o branco é a cor favorita na região. Devido ao contexto cultural na Ásia-Pacífico, as cores brancas estão associadas à imagem positiva de pureza e tecnologia de inteligência avançada. Assim, os carros brancos apresentaram um grande crescimento em volume na Ásia-Pacífico nos últimos dois anos.
Além do branco, o marrom está ganhando popularidade - principalmente em SUVs de médio porte. Tanto o branco - sobretudo o branco- pérola - e o marrom estão posicionados como cores elegantes, com um toque requintado, que é bem-vindo no mercado da Ásia-Pacífico.
O vermelho brilhante, como uma área de cor provocante, porém inteligente, é bastante popular na gama cromática de cores automotivas no mercado automotivo na Ásia-Pacífico.
Em geral, o vermelho para o automóvel atrai a atenção, o que é um fator importante nos mercados maduros da Ásia-Pacífico.
Competência em tendências e conceitos inovadores em cores
Com a análise da distribuição global de cores automotivas, o Relatório de Cores da BASF para tintas automotivas OEM complementa as Tendências de Cores Automotivas, publicadas anualmente pela divisão de tintas da BASF.
A coleção de tendências apresenta os conceitos de cores que irão moldar o futuro automotivo, ao passo que o Relatório de Cores está focado na situação atual do mercado e, portanto, refere-se aos dados do ano anterior.
Nos últimos anos, a diversidade de cores aumentou e as possibilidades de conceitos inovadores em cores são infinitas. Portanto, a BASF trabalha em estreita colaboração com os OEMs para compor o aspecto desejado, realçando o espírito das marcas automotivas.
Atualmente, o mercado possui centenas de cores com uma ampla seleção de efeitos únicos. Além disso, o aspecto funcional das tintas tem um papel que vem ganhando destaque. Tintas com gerenciamento de temperatura integrado, por exemplo, fortalecem uma mobilidade futura sustentável, pois minimizam o aquecimento da superfície do carro e, portanto, o aquecimento do interior, possibilitando a economia de ar-condicionado e, consequente, menor consumo de combustível ou uma ampla gama de carros elétricos.