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03/03/2018 15h00
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JAC T40: Novo jeitão chinês


Acabamento interno, conforto, bom acerto da suspensão e tecnologia são pontos positivo. Motor deixa a desejar

Texto: Felipe Salomão
Fotos: Renata de Moraes

Indique
JAC T40: Novo jeitão chinês

A JAC Motors chegou por aqui em 2011, e claro, foi aquele frenesi no mercado automotivo nacional, porém, os carros populares comercializados pela Marca perderam força, o que fez os chineses mudarem de estratégia. Aposta agora, é o utilitário esportivo T40.



A mudança foi no Acabamento interno, conforto, bom acerto da suspensão e tecnologia são pontos positivo. Algumas coisas de sucesso continuam, por exemplo, os 6 anos de garantia e vender o carro “completo”, neste caso, há dois pacotes, um de entrada e outro com câmera frontal e de ré e central multimídia. Porém, o motor e falta de transmissão automática deixam a desejar.

Perfil
 A grande alteração foi no acabamento interno, que ficou mais bem arrematado, mesmo com muito plástico duro, no entanto, sem parafusos visíveis. Com isso, o ruído interno melhorou, agora, o barulho do motor nem dá para notar, o silêncio impera.



Por fora, há muito cromado, e o teto preto e a cor laranja, fazem uma boa união no novo design da montadora chinesa, que confere elegância e modernidade ao utilitário.

A dianteira conta com uma ampla grade e a nova logomarca, que ficou mais aprazível ao olhar, além de dar um toque sofisticado ao carro. Lanternas e LED diurnos foram colocadas proporcionalmente aos traços do modelo. A traseira com lanternas na horizontal e mais elevadas ficaram bem dispostas. Todo este desenho mostra uma cara, e aquela critica de que carros chineses são “copiões” ficam no passado.



O interior é sem dúvida o ponto alto do T40. Os bancos são macios e confortáveis, além de abraçar bem o motorista e os passageiros, quem vai atrás, não fica apertado. A central multimídia tem 8” e permite conectar o Smartphone e iPode, no entanto, não tem GPS, o que forçará o motorista utilizar o do celular. Outro detalhe interessante, é a câmera frontal, que permite gravar a dianteira do veículo enquanto dirige, os vídeos podem ser vistos através de um “app” instalado no celular, com ele, o motorista pode mostrar em caso de batida quem estava certo ou errado, é possível gravar a voz dos ocupantes do veículo.



Os instrumentos deixam de ter aquela cor azul, tradicional dos carros da JAC Motors, e tem agora, o branco, ficou chique. Os botões do ar condicionado, são simples e não digitais.

Performance
O motor 1.5 16V VVT JetFlex, que equipa outros modelos da Marca, como o T5. A transmissão é manual de cinco velocidades. Sim, faltou um câmbio automático, mas para agora, já que o CVT deve chegar ainda neste primeiro semestre.

 O trem de força desenvolve 125 cv de potência, quando abastecido com gasolina e 127 cv de força, quando abastecido com etanol.  O torque máximo é de 152 Nm e 154 Nm, respectivamente.



O JAC T40 vem equipado com diversos itens de série: freios com ABS e EBD, assistente para frenagens de pânico, pedal inteligente de freio, controle eletrônico de estabilidade, controle eletrônico de tração, assistente de partida em rampas, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, indicador de troca de marchas, entre outros.

Mercado
O segmento de SUV no Brasil é pulsante, e por isso, quem opta por modelos deste porte tem várias opções, como o Ford EcoSport, Hyundai Creta, Nissan Kicks, e até mesmo, um “fogo amigo”, o JAC T5. O T40 tem preço de R$ 59.990 (Pack 2) e R$ 62.990 (Pack 3).



Opinião
O acabamento tem muito plástico, porém, é muito melhor que os outros carros da Montadora, pois eles estão bem acabados e tem um encaixes perfeitos, isso sem contar que não tem parafusos visíveis. Não tem aquele “barulhão” chato do motor dentro do habitáculo. Os bancos são macios e abraçam o motorista, inclusive os mais gordinhos e altos.

Apesar de ter um trem de força com uma boa potência, ele demora para acelerar e retomar a força, é um ponto fraco do carro. A transmissão manual não deixa a desejar, mas faltou uma sexta marcha.



Ficha Técnica
JAC T40
 
ESPECIFICAÇÕES
Motor                                                1.5 VVT 16V JetFlex
Cilindrada (cm³)                              1.499
Potência (cv x rpm)                        125/6000 (G) / 127/6000 (E)
Torque (kgfm x rpm)                       15,7 kgfm x 4.000 (E) / 15,5 kgfm x 4.000 (E)
Alimentação                                    Injeção Multiponto
Combustível                                    Gasolina/Etanol
Tração                                               Dianteira
Transmissão                                   manual cinco marchas
Freios Dianteiros                            A Disco ventilado
Freios Traseiros                              A Disco sólido
Pneus                                                          205/55
Rodas                                           Liga-Leve 16"
Direção                                             Elétrica
Suspensão Dianteira                     Independente McPherson
Suspensão Traseira                       Eixo de torção
 
DIMENSÕES
Distância Entre Eixos                                            2.490mm
Comprimento                                                          4.135mm
Altura                                                                       1.568mm
Largura                                                                    1.750mm
Peso                                                                         1.210 kg
Capacidade do Tanque                                       42 litros
Capacidade do Porta-Malas                                 450 litros
 


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