Seja nosso amigo no Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Twitter
00:00     00/00/0000    
REPORTAGENS
24/01/2018 14h00
TAMANHO DO TEXTO Diminuir fonte Aumentar fonte

Como eu viajo: Em busca do conforto e da segurança


Viajar com o número limite de passageiros pode causar desconforto, mas é seguro. Entenda

Fonte:Felipe Salomão/ Revista USAC News
Foto: Divulgação

Indique
Como eu viajo: Em busca do conforto e da segurança

Quem tem uma grande família, ou muitos amigos, nem sempre consegue transportar todo mundo no carro de maneira segura e confortável, isso por um simples motivo, carros de passeio comportam no máximo cinco pessoas. Mas como fazer com os “a mais”?
 
O Código de Trânsito Brasileiro define a capacidade de lotação de um veículo pela quantidade de pessoas que o automóvel consegue transportar, o que inclui nesta soma o condutor.


 
O número de pessoas que um carro pode levar está no documento de registro e no de licenciamento do automóvel. Na maioria dos veículos de passeio brasileiros, o total para transportar é quatro pessoas, mais o motorista. O condutor precisa apenas ter a habilitação na categoria “B”, mas se tiver uma Kombi que comporte mais de nove pessoas, o motorista precisará ter a habilitação “D”, já que o carro passará a ser um microônibus.
 


Como a regra explicada, como levar o sexto elemento para um passeio? Ou se um pessoa não quiser ir no aperto, como ela pode fazer? Bem, a resposta para estas duas perguntas é simples. Aplicativos.
 
Atualmente, existe um boom de aplicativos de carona, são vários desde o que pode te levar por helicóptero, ao que te leva num carro compartilhado por mais pessoas.
Carona Direta
Este aplicativo para o sistema Android agencia práticas de carona solidária, assim é possível economizar com as despesas de viagens, além de ajudar a reduzir os congestionamentos.
 
Meleva
O aplicativo feito para Android funciona assim: a pessoa coloca o local de partida e destino, dia e hora e encontra outra pessoa que fará o mesmo trajeto.
 
TipCar
O TipCar é uma rede social que marca encontra de pessoas que vão para o mesmo caminho, assim, uma colabora com a outra e dividi os gastos.
 
Com a palavra Alessandro Rubio, coordenador técnico do CESVI BRASIL, da MAPFRE.
Revista USAC NEWS - Transportar cinco pessoas em um carro que comporta cinco pessoas, é realmente seguro?

Alessandro Rubio- O veículo projetado para transportar cinco pessoas deve ter segurança para todos os ocupantes, desde que homologado com essas características. Vale ressaltar que a segurança viária deve se sustentar em três pilares básicos: Via, condutor e veículo, sendo o veículo, uma das partes que compõe a segurança no trânsito. Por esse motivo, um veículo projetado para transportar cinco pessoas deve ter segurança para todos os ocupantes.

Revista USAC NEWS -Transportar quatro pessoas em um carro que comporta mais pessoas não prejudica o andar do veículo?
Alessandro Rubio- Não, pois o veículo está em condição normal de uso.



Revista USAC NEWS -Como é feito o cálculo de que um carro possa transportar “x” número de pessoas?
Alessandro Rubio- Geralmente um veículo é desenvolvido seguindo as especificações iniciais do projeto e podem transportar a quantidade de carga e pessoas que o projeto determinar. Isso significa que a quantidade de pessoas a serem transportadas deve ser especificada no começo do projeto para que os engenheiros projetem o veículo para a quantidade de pessoas e carga desejada. Esses cálculos envolvem testes de bancos, suspensão, dimensionamento de freio entre outros itens essenciais para a segurança e conforto dos usuários.

Revista USAC NEWS -O cinto de três pontas e encosto de cabeça para o passageiro que vai sentado no banco do meio traseiro, realmente faz a diferença?
Alessandro Rubio- Sim, pois o cinto de três pontos evita que o ocupante do banco central flexione o tórax demasiadamente em um impacto frontal, por exemplo, o que evitaria um possível dano a coluna. Já o encosto de cabeça protege o ocupante em outra situação, segurando a cabeça do ocupante em caso de colisão traseira, principalmente. Isso porque nessa condição, o encosto evita que o pescoço seja muito flexionado para trás, o que reduz o risco de lesão cervical.
 


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Os ex-luxuosos: Todos podem ter um – Parte 2

REPORTAGENS

| 26/01/2018

Os ex-luxuosos: Todos podem ter um – Parte 2

Sabe aquelas carros que quando lançados tinham o preço alto? Pois bem, os anos passaram e eles ficaram baratinhos

Pequenos detalhes salvam de enrascadas

REPORTAGENS

| 26/01/2018

Pequenos detalhes salvam de enrascadas

Comprou um carro agora? Não sabe o que fazer? Não se preocupe, com as próximas dicas o possante não deixará na mão

Teste do Alce: Sempre diz a verdade

REPORTAGENS

| 26/01/2018

Teste do Alce: Sempre diz a verdade

Método analisa segurança de automóveis em desviar de objetos, pessoas ou animais. Infelizmente, alguns carros demoram a passar na avaliação

Pequenos e Potentes: A nova tendência

REPORTAGENS

| 25/01/2018

Pequenos e Potentes: A nova tendência

Carros grandes de alta performance sempre existirão, porém, a moda são os pequenos com motores turbo

Os ex-luxuosos: Todos podem ter um – Parte 1

REPORTAGENS

| 25/01/2018

Os ex-luxuosos: Todos podem ter um – Parte 1

Sabe aquelas carros que quando lançados tinham o preço alto? Pois bem, os anos passaram e eles ficaram baratinhos

Mais potentes, econômicos e tecnológicos

REPORTAGENS

| 25/01/2018

Mais potentes, econômicos e tecnológicos

Modelos como: Fiat Mobi, Renault Kwid, Volkswagen up! e Chery QQ, brigam para ver quem é o melhor popular

Recuperação de faróis: Do it yourself!

REPORTAGENS

| 24/01/2018

Recuperação de faróis: Do it yourself!

Se a intenção for economizar, é importante saber que existem fórmulas sem precisar gastar muito, como clarear e recuperar os faróis do carro

Benefícios por saúde: Por mais saúde e menos impostos

REPORTAGENS

| 24/01/2018

Benefícios por saúde: Por mais saúde e menos impostos

Recurso ainda pouco conhecido e divulgado dá o direito de portadores de deficiência comprarem sues veículos pro preços mais baratos e livres de impostos

Toyota Prius Hybrid: Economia garantida

TEST-DRIVE

| 13/09/2017

Toyota Prius Hybrid: Economia garantida

Com uma dirigibilidade bastante confortável, o Toyota Prius ganhou destaque também em sua economia

Ver todas

 



NOTÍCIAS POR MONTADORAS

AGRALE ALFA ROMEO ASTON MARTIN AUDI
BENTLEY BMW CHERY MOTORS CHEVROLET
CHRYLER CITROEN CROSS LANDER DODGE
FERRARI FIAT FORD GEELY
HONDA HUMMER HYUNDAI IVECO
Anterior Próxima




SHOPPING

 
Portal Carros e Acessórios | © 2009 - 2018 - Todos os direitos reservados