REPORTAGENS
25/01/2018 14h00 ATUALIZADO EM 25/01/2018 14h00
TAMANHO DO TEXTO
Carros grandes de alta performance sempre existirão, porém, a moda são os pequenos com motores turbo
O Mundo está em constante mudança. Ao lembrar dos anos 50, os carros, por exemplo, eram grandes “barcos” com bancos inteiriços, painéis enormes, grandes para-lamas, e claro, o motor, normalmente, era um seis cilindros em linha ou um “V8tão”.
Anos mais tarde, na década de 80, depois da crise do petróleo, os automóveis começaram a diminuir. O interior ficou menor com bancos separados e motores de quatro cilindros 1.6 se destacavam.
Atualmente, os carros mesmo grandes, como os SUV, ganharam uma nova categoria, chamada de utilitários esportivos compactos, exemplo, a Ford Ecosport.
Tudo evoluiu, desde o design ao motor. Agora, mesmo que compactos, os automóveis são confortáveis por dentro, um exemplo, é o Volkswagen Fox, que tinha o lema: “pequeno por fora, gigante por dentro”.
Os traços ficaram mais fluidos e agressivos, assim, fica mais fácil de cortar a barreira do vento, e conseqüentemente, andar mais rápido e economizar mais combustível.
A grande mudança foi nos motores, não que os grandões deixaram de existir, eles se adaptaram. Ficaram pouca coisa menor.
Entretanto, a maior mudança foram nos motores 1.000 de quatro cilindros. Antes, eles eram vistos como patinho feio. Hoje, depois de o “Mundo dar volta”, o conceito mudou, e alguns carros se destacam, veja alguns exemplos.
Volkswagen up! TSI
O Volkswagen up! ganhou vida em 2011 no Salão do Automóvel de Frankfurt. Passado alguns anos, o carro chegou no Brasil ainda com motor 1.0 MPI .
O ponto de virada foi quando o trem de força 1.0 TSI turbo de três cilindros de 105 cv de potência.
Menos que menor, o hatchback alemão é confortável por dentro, além de usar a tecnologia para tirar o melhor desempenho do carro, por exemplo, com o app Maps+More, que possibilita ver o consumo e o desempenho do modelo.
Kia Picanto GT-Line
No Brasil, o Kia Picanto chegou em 2008. De lá para cá, o modelo mudou bastante. Atualmente, é comercializado com motor 1.0 de três cilindros, com potência de 80 cv de potência no álcool e 77 na gasolina.
Porém, a versão mais legal do hatchback não é comercializada por aqui. Isso deve-se também ao altos impostos de importação para os carros da marca sul-coreana.
O Picanto GT-Line vem equipado com motor 1.0 turbo, que entrega 110 cv de potência e 17,5 kgfm de torque.
Suzuki Swift
O Suzuki Swift não é um modelo famoso, aqui no Brasil teve uma passagem meteórica. Chegou em 2014, porém, logo desapareceu das lojas da Marca neste ano.
O pequenino japonês tem um motor 1.6 aspirado com transmissão manual. A potência é de 142 cv.
Assim, como o hatch coreano, o japonês tem versão fora do País, onde é comercializado na versão 1.0 turbo.
Audi A1 Sportback
A Audi é sinônimo de potência e luxo, mas como casar isso em um pequenino, o A1 Sportback tem luxo, conforto e muita potência.
O motor é 1.4 TSFI turbo, e desempenha 125 cv de potência, que o leva de 0 a 100 km/h em apenas 8,9 segundos. A velocidade máxima é de 205 km/h.