Seja nosso amigo no Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Twitter
00:00     00/00/0000    
REPORTAGENS
25/01/2018 09h00
TAMANHO DO TEXTO Diminuir fonte Aumentar fonte

Mais potentes, econômicos e tecnológicos


Modelos como: Fiat Mobi, Renault Kwid, Volkswagen up! e Chery QQ, brigam para ver quem é o melhor popular

Fonte:Felipe Salomão/ Revista USAC News
Foto: Divulgação

Indique
O mercado brasileiro sempre teve e sempre terá modelos populares, é claro, que ao longo do tempo este tipo de veículo se transforma, por exemplo, nos anos 90, o então presidente Itamar Franco, reviveu o Fusca, que não era mais produzido. A ideia dele era trazer o carro popular de voltar e assim balançar um pouco a economia.
 
Outros modelos ao longo de nossa história também fizeram sucesso, e hoje subiram de patamar, no que se diz preço. O Fiat Uno e Volkswagen Gol são dois tipos de veículos que eram muito barato, mas atualmente, tem o preço um pouco elevado. Aliás, a montadora alemã estuda elevar o patamar do hatchback, ele deve ficar maior e ter mais opcionais, pelo menos é a especulação do mercado.
 
Como o Mundo mudou o segmento automotivo também, os modelos populares passaram a ficar mais potentes do que os dos anos 90 e 2000, mais econômicos, por lei ganharam airbags frontais e ABS, e consequentemente, ficaram mais seguros.
 
Hoje, no mercado nacional quem desponta entre os modelos feito para o “povão” são: Fiat Mobi, Renault Kwid, Volkswagen up! e Chery QQ. Destes, três marcas já produziu, e ainda produzem carros consagrados neste ramo. Já os chineses apostam pouco preço por muito equipamento de série.
 
Fiat Mobi
A Fiat já pensava em um substituto para o Uno em 2014. Dois anos depois, a marca italiana lançou o Mobi. A princípio,  citycar demorou para cair nos braços do povo. No entanto, nos últimos dados do mercado automotivo brasileiro, o carro aparece na oitava posição do ranking de vendas com 25.618 comercializada no acumulado ano.
 


O popular fabricado em Betim, Minas Gerais, é comercializado em cinco versões: Mobi Easy, Mobi Like, Mobi Drive, Mobi Way e Mobi Drive 1.0 GSR.
 
O Mobi é produzido o tradicional motor Fire Evo Flex 1.0 de 75 cv com etanol e 73 cv com gasolina. Aliado com transmissão manual de cinco velocidades.
 


Além deste trem do força, a Marca comercializa o modelo com propulsor Firefly 1.0 de três cilindros, que quando abastecido com etanol entrega 77 cv de potência e 72 cv de força quando abastecido a gasolina.  O câmbio pode ser manual sequencial com modo automático de cinco marchas.
 
Apesar de ter um interior apertado, os bancos são confortáveis, além de ter o sistema Fiat Live On, que permite o motorista apoiar o Smartphone e conectá-lo ao carro, além de interagir com o volante multifuncional.
 
Volkswagen up!
A Volkswagen é famosa por ter carros populares, aliás, o nome da Marca é uma junção de duas palavras alemãs. Volks e Wagen, respectivamente, povo e veículo, ou seja, carro do povo.
 
Apresentado no Salão do Automóvel de Frankfurt, em 2011, o up! foi desenvolvido para ser o novo Fusca. O modelo chegou ao País em fevereiro de 2014, já com motor de três cilindros.
 


Com um design moderno e simpático, o “carrinho” da marca alemã conquistou o Mundo. Por dentro, o modelo tem um painel com instrumentos grandes e de fácil leitura, além de ter um suporte para Smartphone, que com o aplicativo Maps + More é possível ter GPS, dados sobre consumo do veículo, escutar as músicas do celular, fazer ligações, entre outras funções.
 
O Volkswagen up! é comercializado em quatro versões: take up!, move up!, cross up! e up! pepper.
 
O grande destaque para este modelo estão nos motores de três cilindros. O trem de força 1.0 de 75 cv de força abastecido com gasolina e 82 cv abastecido com etanol. A transmissão pode ser manual ou automatizada de cinco marchas.


 
No entanto, é o propulsor turbo que todos desejam, o 1.0 TSI, que entrega 101 cv de potência com gasolina e 105 cv de força com etanol, a 5.000 rpm. A velocidade máxima chega a 184 km/h no etanol e 182 km/h na gasolina.
 
Renault Kwid
A Renault sempre manteve um carro popular no mercado brasileiro, o Clio. O modelo foi sucesso de vendas ao longo dos anos. E agora, a montadora francesa passa a ter o Kwid.
O modelo é comercializado com o lema de “O SUV dos Compactos”, isso por ter 1.80 mm de altura do solo e 3.680 mm de comprimento. E o ângulo de entrada de 24º e 40º ângulo de saída. A capacidade do porta-malas é de 290 litros.



Por fora e por dentro, o popular francês tem um acabamento diferenciado, a central multimídia com GPS, Bluetooth, MP3 e câmera de ré. 
O motor é o 1.0 SCe de três cilindros, que entrega 70 cv de potência com etanol e 66 cv de força com gasolina, e consumo combinado é de 15,2 km/l com gasolina, já do etanol é de 10,5 km/l.
O Renault Kwid é comercializado em três versões: Life, Zen e Intense+Pacote Connect.  



Chery New QQ
A Chery QQ é produzido e comercializado na China desde 2003, mas apenas em 2011, quando o mercado brasileiro teve o boom de modelos chineses, ele desembarcou por aqui.
 
Ao chegar no País, a Marca anunciava o modelo como o mais barato vendido no segmento automotivo nacional, e com todos equipamentos possíveis de carros mais luxuosos.
 


O tempo passou e o modelo ganhou a versão New QQ, que tem um design agradável, porém, por dentro, falta uma central multimídia. Já o painel de instrumentos é grande e de fácil visualização. E a capacidade do porta-malas é de 160 litros.
 
O trem de força é o Acteco 1.0, que entrega 75 cv de potência quando abastecido com etanol e 74 cv de potência quando abastecido com gasolina. A transmissão é manual de cinco velocidades.
O Chery New QQ é comercializado completo, ou seja, com ar-condicionado, airbags, ABS, entre outras.


  
Prós e Contras
Dos quatro modelos, o francês, italiano e alemão levam vantagem. O chinês fica para trás, no quesito qualidade, pós venda e preço de revenda, além de não ter uma central multimídia, se fosse no final da década de 90 e começo de 2000 não seria um problema, mas hoje um carro não pode ficar sem.
 
O Mobi e o Kwid tem bons motores, porém, o up! leva vantagem, tanto na versão de entrada quanto o TSI, ambos tem mais potência e conseguem ser econômicos. Porém, não é algo que deixe o modelo da Fiat e da Renault tanto para trás.
 
O Kwid aposta em suas dimensões, é ligeiramente maior que os outros, o que pode ser uma vantagem na hora da compra, porém, o Mobi consegue ter um preço bom e com bons equipamentos. Já o modelo da Volkswagen tem um valor “salgado”.
 
Em relação a multimídia, o up! leva vantagem, poder colocar o Smartphone e ter os dados do veículo, GPS, tocar as músicas do celular, atender chamadas, entre outras funções é um luxo para um modelo popular. O Mobi também tem um app que permite fazer ligações, escutar música em aplicativos on-lines, GPS, entre outros. Já o Kwid tem um central multimídia com Bluetooth, GSP e câmera de ré.
 
Basta saber quem vence, o Fiat Mobi já largou na frente, já que está bem no ranking de vendas, porém, quem tem a escolha final é o consumidor, que quando for escolher, olhará todos os detalhes de cada modelo, e claro, o bolso.
 
Os que virão
Apesar de ser moda carros pequenos e econômicos, os dias deles parecem estar contatos.
 
O compartilhamento de veículos, os aplicativos de transportes privado urbano, aplicativo de taxi, o preço caro da manutenção dos automóveis e a melhoria do transporte público, devem fazer uma migração natural para estes sistemas, algo que já acontece em países desenvolvidos, logo, invés de comprar um carro popular e gastar com ele, as pessoas compram veículos de um patamar superior e os deixam na garagem, assim no dia-a-dia em trajetos para o trabalho gastará menos com manutenção e combustível.
 


Porém, no Brasil e em mercados não tão desenvolvidos isso deve demorar um pouco. Então, teremos a segunda geração destes carros. 


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Colorido que nada... Vamos de Branco

REPORTAGENS

| 31/03/2018

Colorido que nada... Vamos de Branco

De acordo com estudo da BASF, o branco é a cor líder no mercado automotivo global

Os ex-luxuosos: Todos podem ter um – Parte 2

REPORTAGENS

| 26/01/2018

Os ex-luxuosos: Todos podem ter um – Parte 2

Sabe aquelas carros que quando lançados tinham o preço alto? Pois bem, os anos passaram e eles ficaram baratinhos

Pequenos detalhes salvam de enrascadas

REPORTAGENS

| 26/01/2018

Pequenos detalhes salvam de enrascadas

Comprou um carro agora? Não sabe o que fazer? Não se preocupe, com as próximas dicas o possante não deixará na mão

Teste do Alce: Sempre diz a verdade

REPORTAGENS

| 26/01/2018

Teste do Alce: Sempre diz a verdade

Método analisa segurança de automóveis em desviar de objetos, pessoas ou animais. Infelizmente, alguns carros demoram a passar na avaliação

Pequenos e Potentes: A nova tendência

REPORTAGENS

| 25/01/2018

Pequenos e Potentes: A nova tendência

Carros grandes de alta performance sempre existirão, porém, a moda são os pequenos com motores turbo

Os ex-luxuosos: Todos podem ter um – Parte 1

REPORTAGENS

| 25/01/2018

Os ex-luxuosos: Todos podem ter um – Parte 1

Sabe aquelas carros que quando lançados tinham o preço alto? Pois bem, os anos passaram e eles ficaram baratinhos

Como eu viajo: Em busca do conforto e da segurança

REPORTAGENS

| 24/01/2018

Como eu viajo: Em busca do conforto e da segurança

Viajar com o número limite de passageiros pode causar desconforto, mas é seguro. Entenda

Recuperação de faróis: Do it yourself!

REPORTAGENS

| 24/01/2018

Recuperação de faróis: Do it yourself!

Se a intenção for economizar, é importante saber que existem fórmulas sem precisar gastar muito, como clarear e recuperar os faróis do carro

Benefícios por saúde: Por mais saúde e menos impostos

REPORTAGENS

| 24/01/2018

Benefícios por saúde: Por mais saúde e menos impostos

Recurso ainda pouco conhecido e divulgado dá o direito de portadores de deficiência comprarem sues veículos pro preços mais baratos e livres de impostos

Ver todas

 



NOTÍCIAS POR MONTADORAS

AGRALE ALFA ROMEO ASTON MARTIN AUDI
BENTLEY BMW CHERY MOTORS CHEVROLET
CHRYLER CITROEN CROSS LANDER DODGE
FERRARI FIAT FORD GEELY
HONDA HUMMER HYUNDAI IVECO
Anterior Próxima




SHOPPING

 
Portal Carros e Acessórios | © 2009 - 2018 - Todos os direitos reservados