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26/01/2018 11h00    ATUALIZADO EM 26/01/2018 11h00
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Teste do Alce: Sempre diz a verdade


Método analisa segurança de automóveis em desviar de objetos, pessoas ou animais. Infelizmente, alguns carros demoram a passar na avaliação

Fonte:Felipe Salomão/ Revista USAC News
Foto: Divulgação

Indique
Teste do Alce: Sempre diz a verdade

Motor, design, conforto e tecnologia contam muito em um carro, independente de marca ou modelo, mas segurança é um item primordial, tanto é que estes outros itens estão aliados a ela.
 
Para comprovar se o carro é realmente seguro, há vários testes, por exemplo, o de crash test, que avalia como o veículo se comporta em vários tipos de colisão, frontal, lateral e traseira.
 
O Teste do Alce surgiu em países nórdicos, pois na Finlândia, Suécia e Noruega existem alces, que invadiam as estradas e causavam acidentes. Desta forma, foi criada a metodologia que se propagou pelo Mundo, com o objetivo de exigir do carro a melhor capacidade de desvio.



Como Funciona?
O Teste do Alce avalia como o carro se sai numa manobra brusca caso precise desviar e voltar ao mesmo ponto que estava de uma maneira rápida.
 
Para aferir se o automóvel vai bem ou não, o piloto imprime uma velocidade constante, e depois de 11 metros percorridos, ele muda repentinamente de faixa, isso sem tirar o pé do acelerador e sem frear. Depois de ter feito o desvio, o veículo deve voltar ao mesmo patamar de antes, ou seja, com uma condução tranquila e sem sustos.
 
Cada carro tem um limite definido a partir do momento em que ele passa pelo circuito sem esbarrar nos obstáculos, sem perder o controle depois do desvio, sem capotar e ser derrapar.
 


São observados dois fatores. O primeiro é estrutural, se o carro colidir ou capotar como a parte física se comporta. O segundo é a estabilidade, o ponto mais importante do teste.  
 
Após a prova, o avaliador informa como foram os danos, o quanto o carro foi atingido, além de dizer quantos passageiros foram protegidos.
 
Para as manobras, o carro ganha ou perde pontos, se ele conseguiu realizar o percurso com mais ou menos cargas, com mais ou menos passageiros, e com a pista molhada ou a pista seca.
 


As pick-ups, por exemplo, sempre realizam o Teste do Alce com 800 kg de carga, quatro ocupantes, representados por bonecos, e a velocidade fica entre 64 e 68 km/h.

Já passaram
Ao longo dos anos, vários carros foram reprovados e depois passaram. O que mostra a busca por melhorar a segurança dos carros pelas montadoras. E claro, um carro sem segurança vende pouco, pelo menos, em mercados mais desenvolvidos.


 
Alguns modelos que já passaram: McLaren 675LT 2017, Mercedes-AMG GT S 2015, Audi A3 Sportback 2.0 TDI 150 S Tronic 2017, Toyota Hilux (tinha sido reprovada no passado, mas neste ano conseguiu ir bem na avaliação), Audi A4 allroad 3.0 TDI 218 quattro 2017, entre outros.


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