Seja nosso amigo no Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Twitter
00:00     00/00/0000    
AUTOMOBILISMO
30/11/2017 17h37
TAMANHO DO TEXTO Diminuir fonte Aumentar fonte

Fórmula 1 terá luta pelo penta em 2018


Com novo título, Hamilton travará duelo com Vettel na busca pelo 5º campeonato

Fonte: Fellipe Granzotto/ Revista USAC News
Foto: Divulgação

Indique
Fórmula 1 terá luta pelo penta em 2018

A Fórmula 1 tem um novo tetracampeão mundial. Confirmando o favoritismo, Lewis Hamilton não deu chances aos rivais e de forma merecida, garantiu seu quarto título. Com uma campanha vitoriosa após as férias do meio do ano - marcada por cinco vitórias e um segundo lugar – o britânico conquistou aquela que talvez tenha sido sua maior vitória na categoria. Afinal de contas, o inglês não dispunha do melhor carro no início do ano. Porém, no momento decisivo, Lewis fez a diferença, teve atuações de destaque e levou a Mercedes a mais um título.
 
Para Sebastian Vettel, restou o vice-campeonato. Após liderar mais de metade do ano, o alemão - dono de cinco triunfos no mundial - ficou com uma espécie de prêmio de consolação. Enquanto isso, Valtteri Bottas, que fez brilhante começo de temporada, acabou sendo ofuscado por Hamilton na segunda parte do campeonato. Ainda assim, o finlandês fechou o ano em alta, com duas poles e uma vitória incontestável em Abu Dhabi, que lhe assegurou o terceiro posto na tabela de classificação.
 
Diante do que foi visto neste ano, 2018 projeta uma luta acirrada entre Hamilton e Vettel pelo quinto título mundial. Tal façanha garantirá a honra de igualar o argentino Juan Manuel Fangio, único pentacampeão da história. A Mercedes começará o campeonato ciente de que não tem mais a supremacia das últimas temporadas, vide as vitórias de Ferrari e Red Bull ao longo de 2017. Apesar disso, o time alemão terá no carro #44 um Hamilton sedento por vitórias e de olho nas estatísticas. Afinal, neste ano o inglês se tornou o novo recordista de pole positions (72) e já totaliza 62 triunfos, só ficando atrás do quase inalcançável Schumacher, dono de 91 vitórias.
 
A Ferrari, por sua vez, buscará pôr fim a um jejum de 10 anos sem títulos. O time italiano sabe que cometeu erros inaceitáveis no momento decisivo do campeonato, que lhe custaram o caneco. Extremamente competitivo e incomodado com a quarta temporada passando em branco pelo time de Maranello, Vettel cobrou mais trabalho e já admitiu que a equipe não terá férias até os testes de pré-temporada. É hora de correr contra o tempo para reduzir a distância com relação às flechas de prata.
 
Alheio ao duelo Hamilton X Vettel, a Red Bull fará de tudo para deixar de lado a condição de ‘coadjuvante de luxo’. Neste ano, a falta de confiabilidade foi o maior adversário do time austríaco, sobretudo devido às constantes quebras do motor Renault. As três vitórias em 2017 ficaram muito distante dos áureos tempos de Vettel e cia. Em 2018, Verstappen e Ricciardo certamente estarão mais competitivos, de olho em mais vitórias, e quem sabe, no título.
 
Outra equipe que deverá evoluir sensivelmente é a McLaren. Após um início de temporada desastroso, o time inglês se recuperou no final do ano, tendo atuações mais regulares, sempre figurando nos pontos. Apesar disso, a equipe pôs fim à parceria de três anos com a Honda. Em 2018, o time de Woking passará a ter os motores Renault impulsionando os carros de Alonso e Vandoorne. Sedento pelo terceiro título mundial, o piloto espanhol esbanja confiança na parceria e se vê na luta por vitórias e até pelo título. Resta aguardar.
 
Brasil fica sem representantes na F1, mas novos talentos surgem como esperança
 
O Brasil não terá pilotos no grid da F1 na temporada de 2018. O GP de Abu Dhabi marcou a aposentadoria definitiva da categoria de Felipe Massa. O piloto da Williams, que disputou 269 GP’s, se retira após cumprir um ano de contrato tampão com o time inglês. Em 15 anos de F1, Massa conquistou números expressivos. Foram 11 vitórias, 15 poles, 16 voltas mais rápidas, além de 41 pódios. Além de representar o Brasil no Conselho Mundial da FIA, Massa deverá buscar novas possibilidades no automobilismo. Opções como WEC, DTM e F-E não deverão faltar para Felipe, que aos 36 anos, continua guiando em alto nível.
 
Na esteira deixada por Massa, surgem dois bons nomes brasileiros. O mineiro Sergio Sette Câmara, que disputou a F-2 em 2017, competirá mais um ano na categoria. E o piloto terá um desafio enorme pela frente. Sergio defenderá as cores da equipe Carlin, tendo ao seu lado a sensação britânica Lando Norris, 3º piloto da McLaren para a próxima temporada. Se desejar ter uma chance na F1 em 2019, Sette Câmara sabe que terá que superar o companheiro de time logo de cara. Outro brasileiro que vem em alta é Pietro Fittipaldi. Neto de Emerson, Pietro acaba de conquistar o campeonato da World Series e pode até garantir uma vaga de 3º piloto da equipe Sauber em 2018. Na pior das hipóteses, Fittipaldi também deverá disputar a F-2, categoria de acesso à F1.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Hamilton a um passo do tetracampeonato

AUTOMOBILISMO

| 30/11/2017

Hamilton a um passo do tetracampeonato

Vitória em Suzuka e abandono de Vettel deixam inglês perto do quarto título na F1

Hamilton retoma liderança do Mundial de F1

AUTOMOBILISMO

| 31/10/2017

Hamilton retoma liderança do Mundial de F1

Com triunfos na Bélgica, Itália e Singapura, piloto da Mercedes volta para a ponta da tabela

Vettel e Hamilton prometem luta ponto a ponto na 2ª metade da temporada

AUTOMOBILISMO

| 30/09/2017

Vettel e Hamilton prometem luta ponto a ponto na 2ª metade da temporada

Passada a 1ª fase do mundial, equipes retornam das férias de olho na decisão do título da F1

 Áustria e Inglaterra devolvem favoritismo à Mercedes

AUTOMOBILISMO

| 31/08/2017

Áustria e Inglaterra devolvem favoritismo à Mercedes

Triunfos confirmam recuperação do time alemão e colocam Ferrari sob pressão na F1

Ver todas

 



NOTÍCIAS POR MONTADORAS

AGRALE ALFA ROMEO ASTON MARTIN AUDI
BENTLEY BMW CHERY MOTORS CHEVROLET
CHRYLER CITROEN CROSS LANDER DODGE
FERRARI FIAT FORD GEELY
HONDA HUMMER HYUNDAI IVECO
Anterior Próxima




SHOPPING

 
Portal Carros e Acessórios | © 2009 - 2018 - Todos os direitos reservados