Seja nosso amigo no Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Twitter
00:00     00/00/0000    
TEST-DRIVE
28/10/2017 11h09
TAMANHO DO TEXTO Diminuir fonte Aumentar fonte

Fiat Mobi: Perfeito para a cidade


Com dimensões compactas, motor econômico e interatividade com smartphones, hatchback de entrada italiano vai muito bem nos grandes centros urbanos

Fonte:Felipe Salomão/ Revista USAC News
Fotos Renata de Moraes

Indique
Fiat Mobi: Perfeito para a cidade

Como carro é o que não falta, o pequeno Mobi é um espetáculo, estacionar não é mais o problema, e a economia é um fator positivo.
 
O Mobi, hatchback compacto, além de pequeno, garante um bom desempenho com etanol ou gasolina. Para saber se o modelo é realmente tudo isso, rodamos com ele num circuito totalmente urbano.

Perfil
A Fiat desenvolveu o Mobi para ser pequeno, então, não espere um carro espaçoso.
 
A dianteira, tem uma grade moderna e faróis alongados, os dois até parecem uma única peça. Claro, o modelo tem o característico design “botinha” tradicional da Marca.
 
Os para-choques dianteiros e traseiros são “musculosos”, o que dá uma característica de robustez ao modelo. Os faróis traseiros são grandes e estão bem dispostos, bem como, a tampa de vidro do porta-malas, que ficou elegante e moderna.
 


O interior do Mobi é “moderninho”. O volante conta com botões para acessar o rádio e o app da Montadora que pode ser instalado no Smartphone, que com um suporte no painel pode ser utilizado como central multimídia.
 
O painel de instrumentos é simples e até lembra do Uno, com um grande velocímetro e no meio uma tela de 3,5” do computador de bordo, ambos de fácil leitura. Os botões do ar-condicionado estão bem dispostos e de fácil manuseio.


 
Os bancos são inteiriços, porém, quem acha que é desconfortável está enganado, ele bom para o motorista e para o passageiro. Agora, quem vai atrás vai apertado, mas os bancos também têm conforto.
 


O Fiat Mobi conta com sensor de estacionamento traseiro, retrovisores externos elétricos com repetidor lateral de direção e função Tilt Down para auxiliar nas manobras de estacionamento, além de um sistema de som moderno. Claro, o hatchback tem conexões Bluetooth, entradas USB e auxiliar.
 
Com 215 litros, o porta-malas não é grande, o que complica numa viagem, mas para o cotidiano, a marca italiana, disponibiliza o acessório Cargo Box, que é uma caixa organizadora, assim, é possível organizar as compras.
 
Performance
Antes de falar do motor, o Fiat Mobi é recheado de sistemas de segurança. O modelo conta com sistema de sinalização de parada de emergência, que pisca-alerta é acionado para alertar o motorista que vai atrás, juntamente com as luzes de freio tradicionais. Para facilitar a dirigibilidade do dia-a-dia, com apenas um leve toque na alavanca da seta, as luzes de direção piscam por cinco vezes, que confere mais segurança em mudanças rápidas de faixa. Além de ser equipado com sistema ABS e airbags.



A versão testada foi a Mobi Like, que vem equipada com motor Fire Evo Flex de quatro cilindros 1.0, que desempenha 75 cv de potência com etanol e 73 cv de força a gasolina a 6.250 rpm. Vale ressaltar que, a Fiat disponibiliza um motor 1.0 três cilindros em versões mais completas do modelo. A transmissão é manual de cinco velocidade.

Mercado
Atualmente, o mercado automotivo brasileiro tem outros dois carros que “brigam” para ser o citycar mais comercializado, são eles: Volkswagen up! e Renault Kwid.



A Fiat comercializa o Mobi nas versões: Easy (R$ 34.210), Like (R$ 39.780), Drive (R$ 41.260), Way (R$ 41.260) e Drive 1.0 GSR (R$ 45.450).

Opinião
O Fiat Mobi consegue cumprir seu papel para rodar na cidade, isso por ter um consumo médio para cidade é de 9.2 km/l no álcool e 13.5 km/l na gasolina, já na estrada é 10.2 km/l no etanol e 15.2 km/l na gasolina. O motor de quatro cilindros, apesar de não ser moderno como o de três cilindros não vai mal, ele acelera bem e tem uma boa retomada.

Por dentro, ele é apertado para quem vai atrás, na frente não tão ruim, uma alento é que os bancos são confortáveis. Por não ter um porta-malas grandes.
Ficha técnica
Fiat Mobi Like 1.0 Flex
 
ESPECIFICAÇÕES
Motor                                     1.0 Flex
Cilindrada (cm³)                  999
Potência                            73(G)/75(E) a 6.250 rpm
Torque (kgfm)                    9,5(G)/9,9(E) a 3.850 rpm
Combustível                         Flex
Tração                                   Dianteira
Transmissão                        Manual de 5 velocidades
Direção                                 hidráulica
Freios dianteiros              Disco sólido
Freios traseiros                A tambor
Pneus                                               175/65
Rodas                                               Liga leve 14"
Suspensão Dianteira                     Tipo McPherson
Suspensão Traseira                       Eixo de torção
 
DIMENSÕES
Distância Entre Eixos                             2.305 mm
Comprimento                                              3.566 mm
Altura                                                        1.502 mm
Largura                                                         1.633 mm
Peso   total                                                   933 kg
Capacidade do Tanque                          47 litros
Capacidade do Porta-malas                     215 litros
 


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Fiat Argo: Famosos traços italianos

TEST DRIVE

| 04/03/2018

Fiat Argo: Famosos traços italianos

Hatch tem um bom acabamento interno e motorização que não deixa na mão, além de um design elegante

JAC T40: Novo jeitão chinês

TEST DRIVE

| 03/03/2018

JAC T40: Novo jeitão chinês

Acabamento interno, conforto, bom acerto da suspensão e tecnologia são pontos positivo. Motor deixa a desejar

Ford EcoSport – Freestyle e Titanium: Nova vertente

TEST DRIVE

| 30/01/2018

Ford EcoSport – Freestyle e Titanium: Nova vertente

Utilitário esportivo americano não muda muita no design, mas trás novas tecnologias e duas opções de motores

Volkswagen Passat: Um sedã classudo

TEST-DRIVE

| 29/11/2017

Volkswagen Passat: Um sedã classudo

Grande e confortável, o Volkswagen Passat chama atenção, além de ser um sedã com muita história no segmento automotivo mundial

Ver todas

 



NOTÍCIAS POR MONTADORAS

AGRALE ALFA ROMEO ASTON MARTIN AUDI
BENTLEY BMW CHERY MOTORS CHEVROLET
CHRYLER CITROEN CROSS LANDER DODGE
FERRARI FIAT FORD GEELY
HONDA HUMMER HYUNDAI IVECO
Anterior Próxima




SHOPPING

 
Portal Carros e Acessórios | © 2009 - 2018 - Todos os direitos reservados