Seja nosso amigo no Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Twitter
00:00     00/00/0000    
AUTOMOBILISMO
31/05/2017 15h18
TAMANHO DO TEXTO Diminuir fonte Aumentar fonte

Ferrari surpreende e Vettel lidera Mundial de F1


Com duas vitórias em três corridas, time de Maranello duela com Mercedes pela ponta da F1

Fonte: Fellipe Granzotto/ Revista USAC News
Foto: Divulgação

Indique
Ferrari surpreende e Vettel lidera Mundial de F1

O Mundial 2017 de F1 começou da forma como os fãs esperavam. A competitividade, que esteve distante da categoria nos últimos anos, parece ter retornado às pistas. Ao menos esta é a impressão, após as três primeiras etapas do campeonato. De cara, a melhor notícia desse início de temporada é a ascensão da Ferrari, que finalmente se mostra em condições de duelar com a Mercedes na luta pelo título.
 
Nas três primeiras provas do campeonato, o time de Maranello mostrou que o bom desempenho da pré-temporada não era ‘fogo de palha’. A maior prova disso foram as duas vitórias de Sebastian Vettel, na Austrália e no Bahrein. Além de garantir os dois triunfos e de conquistar um bom segundo lugar na China, Vettel mostrou que as vitórias não foram circunstanciais. Pelo contrário. Apesar de não dispor do melhor carro em treinos classificatórios, o time vermelho tem um bólido que lida melhor com o desgaste de pneus e que rende infinitamente melhor em ritmo de corrida. O resultado prático disso é que Vettel lidera o Mundial de Pilotos, com 68 pontos, contra 61 de Hamilton. Entre os Construtores, ligeira vantagem da Ferrari, que soma 102 pontos, contra 99 da Mercedes.
 
Ainda é cedo para falar de título, mas a entrada da Ferrari na briga direta pelo campeonato não deixa de ser um baque para os alemães da Mercedes. Nas últimas temporadas, o time liderado por Toto Wolff se acostumou a ver uma luta interna entre seus pilotos. Nos dois primeiros anos, Hamilton conquistou o título. No ano passado, Rosberg levou a melhor. Agora, a situação é outra e o time terá que se organizar para lidar com o novo cenário. Apesar da vitória em Xangai e de duas pole positions, Hamilton já não se mostra muito confortável com a ascensão de Vettel e da Ferrari. No Bahrein, o inglês pressionou a cúpula da Mercedes para que Valtteri Bottas recebesse – por duas vezes – ordem para ceder posição, algo que não agradou o recém-chegado piloto. O finlandês já viu que não será nada fácil dividir espaço com o tricampeão mundial.
 
Quem poderá surpreender em algumas provas é a equipe Red Bull. Daniel Riccardo teve bom desempenho nesse início de campeonato e Max Verstappen fez prova espetacular em Xangai, quando largou em 17º e chegou numa excelente 3ª posição. Apesar do bom rendimento do carro projetado por Adrian Newey, o time admite estar um passo atrás de Ferrari e Mercedes. Quem parece ter se consolidado como a quarta força da categoria neste início de campeonato é a equipe Williams. Com Felipe Massa, o time tem se mantido frequentemente na zona de pontos e a situação só não é mais estável devido à performance ruim do estreante Lance Stroll, que até aqui, não completou nenhuma das provas.
 
A grande decepção do campeonato é a equipe McLaren. O time inglês tem sofrido com o fraco rendimento do motor Honda. Após desempenhos modestos na Austrália e na China, a gota d´água foi o péssimo resultado no Bahrein. No circuito de Sakhir, o estreante Stoffel Vandoorne sequer largou e Fernando Alonso esbravejou no rádio, escancarando para o mundo a falta de potência do motor japonês. Alonso, aliás, disse que jamais teve um carro tão pouco competitivo quanto o McLaren deste ano. No intuito de manter a motivação do piloto espanhol, a McLaren ofereceu a Alonso a oportunidade de disputar a edição 2017 das 500 milhas de Indianápolis, a prova mais importante do ano, válida pelo campeonato da Fórmula Indy. No entanto, para tal, o bicampeão mundial deixará de disputar o tradicional GP de Mônaco de F1.
 
Sobre o fato, Alonso foi direto: em Mônaco, talvez teria a chance de marcar alguns pontos, algo que não mudaria em nada sua situação. Já nas 500 milhas, o espanhol terá a chance de vencer a corrida, igualando o feito alcançado por poucos pilotos na história do automobilismo, como Jacques Villeneuve e Juan Pablo Montoya.
 
Para o novo desafio, Alonso já iniciou os preparativos, visando se adaptar à equipe Andretti, do ex-piloto de F1 Michael Andretti. Apesar do esforço para estimular Alonso a buscar novos desafios, enquanto seu carro na F1 não volta a ser competitivo, a McLaren dificilmente conseguirá mantê-lo ao fim do ano. Cansado das promessas da Honda de disponibilizar um motor competitivo, Alonso já está de olho nas opções disponíveis no mercado de pilotos em 2018.
 
Um retorno para a Ferrari no lugar de Kimi Raikkonen seria algo difícil de acontecer. Ao mesmo tempo, reeditar a explosiva dupla com Lewis Hamilton – desta vez na Mercedes – também não seria uma alternativa desejada pelos alemães. Na Red Bull, Alonso mantém suas rusgas e consequentemente, portas fechadas. Diante disso, a única opção viável seria retornar à Renault, equipe pela qual conquistou seus dois títulos mundiais. Segundo a imprensa mundial, as conversas já começaram no Bahrein. O time sonha ter Alonso ao lado do alemão Nico Hulkenberg.
 


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nissan revela carro da Fórmula E

AUTOMOBILISMO

| 07/03/2018

Nissan revela carro da Fórmula E

Etapa começa em dezembro deste ano

Fórmula 1 terá luta pelo penta em 2018

AUTOMOBILISMO

| 30/11/2017

Fórmula 1 terá luta pelo penta em 2018

Com novo título, Hamilton travará duelo com Vettel na busca pelo 5º campeonato

Hamilton a um passo do tetracampeonato

AUTOMOBILISMO

| 30/11/2017

Hamilton a um passo do tetracampeonato

Vitória em Suzuka e abandono de Vettel deixam inglês perto do quarto título na F1

Hamilton retoma liderança do Mundial de F1

AUTOMOBILISMO

| 31/10/2017

Hamilton retoma liderança do Mundial de F1

Com triunfos na Bélgica, Itália e Singapura, piloto da Mercedes volta para a ponta da tabela

Ver todas

 



NOTÍCIAS POR MONTADORAS

AGRALE ALFA ROMEO ASTON MARTIN AUDI
BENTLEY BMW CHERY MOTORS CHEVROLET
CHRYLER CITROEN CROSS LANDER DODGE
FERRARI FIAT FORD GEELY
HONDA HUMMER HYUNDAI IVECO
Anterior Próxima




SHOPPING

 
Portal Carros e Acessórios | © 2009 - 2018 - Todos os direitos reservados