Seja nosso amigo no Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Twitter
00:00     00/00/0000    
AUTOMOBILISMO
12/12/2016 11h53
TAMANHO DO TEXTO Diminuir fonte Aumentar fonte

Rosberg leva título e anuncia retirada da F1. Na Stock Fraga garante o título


Fonte: Fellipe Granzotto/ Revista USAC News
Foto: Divulgação

Indique
Rosberg leva título e anuncia retirada da F1. Na Stock Fraga garante o título

Após uma luta travada ao longo de 20 corridas, Nico Rosberg e Lewis Hamilton chegaram a Abu Dhabi em situações distintas. O alemão, líder do campeonato, só precisava de um terceiro lugar para garantir o título. Já Hamilton, dono de três títulos mundiais, precisava vencer e torcer para que Nico não subisse ao pódio para garantir o tetra. Mas a tarefa de Lewis não era fácil, ainda mais numa F1 amplamente dominada pelas Flechas de Prata.
 
Com um desempenho muito superior aos rivais, Hamilton - o pole position - lançou mão de uma estratégia ousada: segurou o ritmo de todo o pelotão, no intuito de que os adversários se aproximassem e pudessem atacar Rosberg. A estratégia durou 55 longas voltas e deu um ar totalmente inesperado à decisão do campeonato. No final, Nico não cometeu erros, suportou a pressão de Sebastian Vettel (Ferrari) e Max Verstappen (Red Bull) e com a segunda posição em Yas Marina, sacramentou o merecido título mundial. Vencedor da prova, Hamilton se contentou com o vice-campeonato. Já Vettel comemorou o retorno da Ferrari ao pódio, com o terceiro posto.
 
A corrida no deserto marcou as despedidas de Felipe Massa e Jenson Button. O brasileiro da Williams se despediu da categoria garantindo a 9ª posição. Com 250 GP’s disputados, Felipe acumulou 11 vitórias, 16 poles, 41 pódios e um vice-campeonato mundial, em 2008. Na mesma etapa, Button também anunciou sua aposentadoria da principal categoria do automobilismo. Campeão mundial em 2009, com a extinta BrawnGP, Button disputou 306 GP’s, vencendo 15 vezes. Agora, o inglês seguirá como uma espécie de consultor da McLaren, sua última equipe na categoria.
 
Agora, o que ninguém poderia imaginar é que a prova que marcou o merecido título mundial de Nico Rosberg também selaria a despedida do alemão da F1. Desejando ter mais tempo para curtir a família, Nico surpreendeu o mundo esportivo ao anunciar sua retirada. Segundo Nico, ao vencer o campeonato em Abu Dhabi, ele não sentiu satisfação, mas sim, alívio. Estava claro que era a hora de deixar a categoria. Seu grande objetivo na carreira era um dia ser campeão mundial de F1. Uma vez alcançado, não existe motivação extra para seguir se arriscando num meio tão competitivo e desgastante como a categoria.
Desde o anúncio de Nico, a F1 passou a ver uma onda de especulações envolvendo a sucessão do alemão. E para ocupar o melhor carro do grid, candidatos não faltam. O primeiro nome que surgiu foi o de Pascal Werhlein. Após uma temporada regular pela Manor, o piloto reserva da Mercedes é o grande favorito, porém, a falta de experiência pode pesar na sua escolha. Neste ponto, o segundo nome mais cotado é de Valtteri Bottas.
 
O finlandês de 27 anos, hoje na Williams, é uma opção que agrada a cúpula da Mercedes. Rápido e avesso às polêmicas, poderia ser um bom companheiro de equipe para Hamilton. No momento, a Mercedes busca oferecer um desconto no fornecimento de motores à Williams para convencer o time britânico a liberar seu primeiro piloto. Mas o time de Claire Williams não se mostra confortável com a ideia. A preocupação é que o substituto de Felipe Massa será o novato Lance Stroll, de apenas 18 anos. Ou seja, o time necessita de uma referência um pouco mais madura para dar segurança à equipe na temporada.
 
Por fim, existem alguns eternos candidatos, que podem figurar na Mercedes. São os casos de Fernando Alonso e Sebastian Vettel. O espanhol, bicampeão mundial, tem mais um ano de contrato com a McLaren. Porém, a chance de guiar novamente um carro que lhe dê chances de ser campeão pode mudar rapidamente os planos de Alonso. No caso de Vettel, a transferência do alemão poderia ser até menos polêmica. Porém, o tetracampeão mundial também tem contrato com a Ferrari até o fim de 2017 e apesar de não viver a melhor fase do mundo pelo time italiano, não deve abrir mão de sua vaga.
 
A Mercedes pretende definir sua situação antes dos testes de pré-temporada, no intuito de que o novo piloto tenha tempo para testes em simulador antes de ir para a pista com o novo carro. Além disso, vale lembrar que a categoria terá um novo regulamento técnico, que trará modificações aerodinâmicas nos carros, algo que pode trazer um maior equilíbrio para o campeonato. Não por acaso, a Mercedes se preocupa em montar uma boa dupla de pilotos para seguir dominando. Com todas as especulações que envolvem a dança das cadeiras da F1, Felipe Nasr volta a ter chances de alinhar no grid da categoria em 2017. Após duas temporadas pela Sauber, o brasileiro surge como candidato à vaga na Williams, na Manor ou na própria Sauber.
 
 
Em ano dominante, Fraga garante o título da Stock Car
 

 
Após um campeonato irretocável, Felipe Fraga garantiu em São Paulo o título da Stock Car 2016. Aos 22 anos, o piloto da Cimed Racing se tornou o mais jovem campeão da história da categoria. Foram cinco vitórias e quatro poles ao longo das 12 etapas do campeonato. Em Interlagos, Fraga largou na pole e rapidamente abriu vantagem para os rivais.
 
O jovem piloto viu sua situação se complicar na prova quando a chuva chegou à região do autódromo. Na liderança da prova e pensando no título, Fraga não pensou duas vezes: entrou nos boxes e antecipou sua parada, colocando pneus de chuva. A estratégia não funcionou, uma vez que rapidamente a chuva parou e os carros fizeram um trilho seco na pista. Melhor para os pilotos que se mantiveram na pista com os pneus para pista seca. No final, a vitória ficou com Daniel Serra. Rubens Barrichello, que ainda tinha chances de título, foi o segundo colocado e Ricardo Maurício fechou o pódio, em terceiro.
 
Apesar do erro na estratégia, Fraga terminou na 10ª posição e com os pontos, sacramentou o título. O piloto fechou o ano com 309 pontos, diante de 295 de Rubinho. Daniel Serra finalizou o campeonato na terceira posição com 229 pontos, mesma pontuação de Valdeno Brito.
 


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Massa se despediu da F1, na Stock duelo de gerações

AUTOMOBILISMO

| 22/11/2016

Massa se despediu da F1, na Stock duelo de gerações

Brasileiro da Williams fez seu último GP do Brasil. Felipe Nasr foi nono e Verstappen deu um show de pilotagem

Rosberg põe uma mão na taça

AUTOMOBILISMO

| 25/10/2016

Rosberg põe uma mão na taça

Com vitória no Japão, alemão da Mercedes dá grande passo para o título da F-1

Fraga supera Rubinho e leva a Corrida do Milhão

STOCK CAR

| 20/09/2016

Fraga supera Rubinho e leva a Corrida do Milhão

Com atuação irretocável, jovem piloto vence em Interlagos e leva prêmio de 1 milhão de reais

Rosberg reage e retoma liderança da F1

FÓRMULA 1

| 19/09/2016

Rosberg reage e retoma liderança da F1

Com três vitórias seguidas no campeonato, Nico Rosberg deixa Lewis Hamilton para trás

Hamilton mira o tetra na volta das férias da F1

AUTOMOBILISMO

| 25/08/2016

Hamilton mira o tetra na volta das férias da F1

Após recuperação na primeira metade do campeonato, inglês busca manter ritmo na fase final da F1

Rosberg e Hamilton seguem duelo pelo título da F1

AUTOMOBILISMO

| 20/06/2016

Rosberg e Hamilton seguem duelo pelo título da F1

Hamilton vence no Canadá, mas Rosberg mantém a ponta com vitória no Azerbaijão

Holywood Dream Cars – Onde os clássicos se encontram

REPORTAGENS

| 08/01/2016

Holywood Dream Cars – Onde os clássicos se encontram

Imagine um lugar onde os grandes automóveis se encontram. Lá estão verdadeiros “monumentos” em quatro rodas que exibem toda sua beleza para os que não os viram pelas ruas

Rosberg vence duelo contra Hamilton na Áustria

FÓRMULA 1

| 24/06/2014

Rosberg vence duelo contra Hamilton na Áustria

Hamilton fica em segundo

Felipe Massa faz a pole na F1 depois 5 anos

FÓRMULA 1

| 21/06/2014

Felipe Massa faz a pole na F1 depois 5 anos

Nico Rosberg vem logo atrás das Willians em terceiro

Ver todas

 



NOTÍCIAS POR MONTADORAS

AGRALE ALFA ROMEO ASTON MARTIN AUDI
BENTLEY BMW CHERY MOTORS CHEVROLET
CHRYLER CITROEN CROSS LANDER DODGE
FERRARI FIAT FORD GEELY
HONDA HUMMER HYUNDAI IVECO
Anterior Próxima




SHOPPING

 
Portal Carros e Acessórios | © 2009 - 2018 - Todos os direitos reservados