Seja nosso amigo no Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Twitter
00:00     00/00/0000    
REPORTAGENS
30/12/2016 09h00
TAMANHO DO TEXTO Diminuir fonte Aumentar fonte

Tipos de filtros: Se não trocar terá prejuízo


Saiba quais são os tipos de filtros e quando trocá-los, e porque são tão importantes para o automóvel

Fonte:Felipe Salomão/ Revista USAC News
Foto: Divulgação

Indique
Tipos de filtros: Se não trocar terá prejuízo

Começo de ano, época de festas, de férias e verão. Isso leva a combinação perfeita. Férias!
 
Neste momento de alegria, é preciso preparar o carro. Não, esta reportagem não falará de grandes reparos, como: checar e trocar pneus, alinhar o carro, trocar correia dentada, entre outros que todos checam. Porém, existem filtros e trocá-los é essencial para o carro.
 
São eles: filtro de óleo, de combustível, de ar e de ar condicionado. Saiba quais são os prazos de troca, o que acontece se não trocar e quais são as funções de cada um.

Ar Condicionado
A principal função do filtro de ar é filtrar e retirar os odores do ar condicionado. Logo, a não manutenção da peça, no caso, de estar vencida ou danificada permitirá a passagem de impurezas e mau cheiro, além de impedir o fluxo de ar.
 
Neste caso, um dos fatores determinantes será a maneira que o dono do carro o utiliza, por exemplo, longos tempos em congestionamentos fará que o filtro dure menos, isso pelo motivo de ele receber mais gases oriundos de outros veículos. Para mantê-lo sempre em dia, a troca pode ser feita a cada 20 mil quilômetros.

Combustível 
Não são todos os postos de combustíveis que têm gasolina e etanol de alta qualidade. Para isso, trocar o filtro de combustível a cada 10 mil quilômetros é essencial para o carro ter um melhor desempenho e economia, já que esta peça evita que o combustível tem resíduos como: pó, ferrugem, água, entre outros, e assim, danificar os bicos injetores e bomba de combustível.

Para saber se está prestes da troca, é só sentir se o carro está a falhar em partidas pela manhã, por exemplo, quando é exigido mais do sistema de  ignição.
 
Óleo
Não basta colocar gasolina boa ou não deixar faltar água. A não troca de óleo prejudica o motor, e pode causar borras, neste caso, o estrago será ter que fazer partes importantes, como o cabeçote. A não troca do filtro de óleo também é determinante para a duração do trem de força,
por exemplo, se não filtrar as sujeiras irão para os pistões, anéis, válvulas e mancais, o que afetará gravemente o automóvel.

O ideal é sempre quando trocar o óleo do carro, também trocar o filtro de óleo, ou seja, menos impurezas para a máquina.
Ar
A função do filtro de ar é como os outros filtros, ou seja, não deixar sujeira prejudicar o conjunto mecânico do carro. Neste caso, ele garante que o ar circule livremente e chegue a câmara de combustão, e assim, evita desgaste do trem de força.
 
A não troca gera um prejuízo diário, isso pelo motivo de fazer o carro consumir mais combustível e ter perca de potência.
O ideal é trocá-lo sempre quando for trocar o óleo e filtro de óleo do carro, assim, tem uma limpeza conjunta do sistema, mas segundo os fabricantes de veículos, o filtro de ar pode ser trocado a cada 10 mil quilômetros.

Ar de alta performance
Existem filtros de ar de alta performance, eles além de melhorar e aumentar o fluxo de ar no trem de força, o que garante melhor consumo de combustível e ganho de 5 cv de potência, não precisão ser trocados. Nesta situação, será necessário fazer apenas a limpeza, que não pode ser feita com grandes fluxos de água e de ar. É preciso utilizar uma solução química fornecida pela fabricante do filtro, logo depois de passar o produto, um pequeno fluxo água ajuda na retirada das impurezas. A finalização, depois de ele ter secado, é feita com um óleo especial, que tem que ser passado em todo o filtro. Feito todo este procedimento, e esperado secar, pode ser utilizado novamente, este procedimento deve ser feito a cada 80 mil quilômetros.

Os filtros cônicos esportivos também conferem esportividade, além de ter fluxos de ar simples ou duplo. 


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Carros de 2017: Os novinhos

REPORTAGENS

| 07/01/2017

Carros de 2017: Os novinhos

Alguns já apresentados, outros esperados e aqueles que já até estão no mercado, mas todos, marcados para fazer acontecer e balançar o mercado no Brasil em 2017

Oitavo Encontro Land Rover Brasil

REPORTAGENS

| 22/12/2016

Oitavo Encontro Land Rover Brasil

Primeiro Encontro Sul Americano Amigos Land Rover

Índices de roubo: Segura e vai!

REPORTAGENS

| 20/09/2016

Índices de roubo: Segura e vai!

Altos índices de roubo de carros preocupam mais ainda as principais cidades

Novos Motores: Bem-vindo ao futuro de hoje

REPORTAGENS

| 19/09/2016

Novos Motores: Bem-vindo ao futuro de hoje

Em busca de eficiência energética, montadoras aprimoram propulsores a combustão

Sem estrutura não vamos a nenhum lugar

REPORTAGENS

| 20/08/2016

Sem estrutura não vamos a nenhum lugar

São Paulo larga na frente dentre outros estados

Celular no trânsito: É preciso desconectar!

REPORTAGENS

| 18/08/2016

Celular no trânsito: É preciso desconectar!

Causador de graves acidentes e fatalidades no trânsito, o celular já é um inimigo

Fiat 147 e Chevrolet Monza: Clássicos com classe

REPORTAGENS

| 18/08/2016

Fiat 147 e Chevrolet Monza: Clássicos com classe

Eles eram e ainda são sonhos de muita gente e conquistaram espaço no mercado brasileiro

JAC J3 100 mil km: Não é que está inteiro

REPORTAGENS

| 16/08/2016

JAC J3 100 mil km: Não é que está inteiro

Depois de muito muitos quilômetros rodados, o hatchback chinês voltou a redação da Revista

Ver todas

 



NOTÍCIAS POR MONTADORAS

AGRALE ALFA ROMEO ASTON MARTIN AUDI
BENTLEY BMW CHERY MOTORS CHEVROLET
CHRYLER CITROEN CROSS LANDER DODGE
FERRARI FIAT FORD GEELY
HONDA HUMMER HYUNDAI IVECO
Anterior Próxima




SHOPPING

 
Portal Carros e Acessórios | © 2009 - 2018 - Todos os direitos reservados