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REPORTAGENS
19/09/2016 09h00
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Novos Motores: Bem-vindo ao futuro de hoje


Em busca de eficiência energética, montadoras aprimoram propulsores a combustão

Fonte: Felipe Salomão/ Revista USAC News*
Fotos: Divulgação

Indique
Novos Motores: Bem-vindo ao futuro de hoje

Na França quando Nicolas Diogo Léonard Sadi Carnot, em 1824, estabeleceu a teoria para o funcionamento do motor dois tempos a combustão, não imaginava que ele teria fundamentado naquele momento. De lá para cá, Nicolaus Otto, Karl Benz, entre outros aprimoraram a ideia central, e os motores nunca mais foram os mesmo.
 
Atualmente, o Mundo é outro, aliás, totalmente diferente de 1824. Novas tecnologias surgiram e, principalmente, o Meio Ambiente precisa de motores menos poluentes, que não poluam mais.
 
Com as exigências ambientais em prol de todas as montadoras começaram a se mexer, e o que é possível observar neste momento, são trens de forças menores, porém, tão potentes quantos os propulsores grandes e pesados do passado.

Solução alemã
A Volkswagen produz o motor 1.0 litros de três cilindros flex, de 75 cv de potência quando abastecido a gasolina, e 82 cv de força com etanol. Ele tem sistema "e-flex" para partida a frio, que dispensa o tanque auxiliar para gasolina.


 
Este pequeno motor de 999 cm³ tem aceleração de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos (gasolina) e 9,1 (etanol). A velocidade máxima é de 182 km/h (gasolina) e 184 km/h (etanol).  Estes dados são elevados para um carro mil, porém, o consumo na cidade é de 9,1 km/l (etanol) e 13,2 (gasolina), na estrada é 9,9 (etanol) e 14,3 km/l (gasolina). 


 
Na versão TSI a potência sobe para 101 cv quando abastecido com gasolina e 105 cv com etanol. A aceleração de 0 a 100 km/h e a velocidade final não mudam, porém, o consumo do carro na cidade é de 9.6 km/l (etanol) e 13.8 km/l (gasolina). Na estrada os números são: 11.1 km/l (etanol) e 16.1 km/l (gasolina).


 
A Audi inova com o trem de força 1.4 TFSI turbo flex tem injeção direta de combustível, e desempenha 150 cv de potência e tem 250 Nm de torque máximo entre 1.500 e 4.000 rpm. O carro vai de 0 a 100 km/h em 8,84 segundos e atinge a velocidade máxima de 215 km/h. o consumo na cidade é 10 km/l e na estrada é de 11.5 km/l.



O francês
A Peugeot tem o motor Puretch Flex de 1.2 litros de três cilindros de 90 cv de potência a 5.750 rpm no etanol. Na gasolina são 84 cv de força e 120 Nm de torque, nas mesmas rotações, quando abastecido com álcool. De 0 a 100 km/h, o trem de força faz em 12.8 segundos. A velocidade máxima é de 177 km/h (etanol) e 171 (gasolina). O consumo na cidade é de 10.9 km/l (etanol) e 15.1 km/l (gasolina). Na estrada 11.7 km/l (etanol) e 16.9 km/l (gasolina).


 
Além deste trem de força, a marca francesa tem o 1.6 litros THP turbo de 173 cv de potência no etanol e 166 cv de força na gasolina, o que permite ir de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos, com velocidade máxima de 222 km/h, quando abastecido com etanol, e na gasolina 218 km/h. O consumo na cidade é de 7.1 km/l (etanol) e 10.6 km/l (gasolina), já na estrada é de 8.9 km/l (etanol) e 12.9 (gasolina).


 
Turbo americano
A Ford traz em alguns de seus modelos o motor 1.0 EcoBoost de três cilindros com turbocompressor, injeção direta de combustível e duplo comando variável de válvulas, movido a gasolina. O trem de força tem 125 cv de potência e o torque de 17,3 kgfm. De 0 a 100 km/h faz em 9,6 segundos. A velocidade máxima é de 190 km/h.
 


Em relação ao consumo, na cidade é de 12,2 km/l e 15,3 km/l na estrada. O que o faz chegar a este patamar é a baixa rotação perto da força máxima, logo, 90% do torque é em 1.500 rpm.


 
O nipônico
A Nissan é outra marca que busca economia e potência, além da durabilidade. Os destaques são os motores 1.0 e 1.6 litros. O motor HR 1.6 16V, desenvolve 111 cv de potência a 5.600 rpm, tanto no álcool, quanto na gasolina. O hatch vai de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos quando abastecido com gasolina, já no álcool faz em 9,49 segundos. A velocidade máxima é de 191 km/h.


 
O consumo na cidade é de 8.1 km/h (etanol) e 12.1 km/l (gasolina), já na estrada é de 10 km/l (etanol) e 14.5 km/l (gasolina).
 
Os japoneses da Nissan, substituíram algumas peças para ter maior durabilidade e menor manutenção. No caso, o motor vem com corrente ao invés de correia dentada, assim não precisa trocar, e as velas contam com eletrodo de platina, substituídas apenas a cada 100 mil km rodados.


 
O trem de força 1.0 também é flex, e entrega 74 cv de potência a 5.850 e 10 kgfm de torque a 4.350 rpm, tanto com álcool quanto com gasolina. A velocidade máxima é de 167 km/h. De 0 a 100 km/h é feito em 13,8 segundos. O consumo na cidade é de 8.4 km/l (etanol) e 12.3 km/l (gasolina), na estrada é de 9.7 km/l (etanol) e 14.5 (gasolina).
 
Tipo de motores
Motor em linha –É o mais utilizado nos automóveis e motos. Como características, este propulsor tem pistões disposto lado a lado, ou seja, de trajetórias paralelas.


 
Motor em V –Este é o trem de força dos carros esportivos. Os pistões estão em dispostos em duas fileiras em forma de V, que são ligadas a um eixo de manivelas, assim ocasiona o barulho característico deste propulsor.


 
Motor Boxer – É tradicionalmenteutilizado nos modelos da Porsche e da Subaru, além de sido utilizado no Volkswagen Fusca. Ele tem duas fileiras de pistões horizontais e contrapostos.


 
Híbridos e elétricos
Os motores movidos a combustão estão próximos ao fim de produção. Futuramente, os elétricos dominarão o Mundo, no entanto, alguns modelos já fazem sucesso pelas ruas. Antes dos elétricos dominarem, os híbridos já são bem quisto pelos consumidores.


 
A Toyota conta com o sistema Hybrid Synergy Drive, em que combina um motor a gasolina de 1.8 litros VVT-i de ciclo Atkinson, com 98 cv de potência a 5.200 giros e 14,2 kgfm de torque a 3.600 rpm. Esse trem de força funciona em conjunto com outro elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm de torque. A potência combinada fica em 123 cv de potência. De 0 a 100 km/h em 11 segundos. A velocidade máxima é de 165 km/h. O consumo é de 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na estrada.


 
A Nissan já tem um motor elétrico promissor, o 80 kW AC que tem 110 cv de potência. Este sistema é alimentado por 24 kWh de Bateria de lítio-ion. A velocidade máxima é de 145 km/h, e a autonomia é de 160 quilômetros. O torque é imediato de 28,4 kgfm. A transmissão é direta. As baterias podem ser carregadas em tomadas de 110 V ou 220 V, o que demora entre 7 e 8 horas. Já em uma tomada de 440V é possível carregá-lo em meia hora, porém apenas 80% da carga total para não danificar o sistema.
 
Antigos
Os modelos beberrões estão por fora, já que os menores conseguem ser mais potentes e econômicos. Em 2005, a Chevrolet comercializava o motor 2.0 de 8V com 110 cv de potência a 5.200 rpm. A velocidade máxima é de 193 km/h, de 0 a 100 km/h é atingido em 11,2 segundos. O consumo urbano é de 7.8 km/l e na estrada de 12 km/l. Estes números mostram que a próxima década, os grandes não serão mais potentes, quantos os pequeninos de três cilindros.


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